quinta-feira, 23 de abril de 2009

histórico do grupo

Grupo de Dança da FAP (Faculdade de Artes do Paraná)


Histórico:

Surgimento: 1986
Oficializado: 1987

Diretores:
Francisco Duarte (1987-1988)
Eva Schul (1989-1990)
Eduardo Laranjeira/assistente Débora de Lara (1990-1992)
Débora de Lara /assistente Rosimara Viol (1993-1995)
Rosemeri Rocha 2000-2009
Gládis Tridapalli 2006 (1 semestre)



Equipe 2009:
Direção: Rosemeri Rocha
Assistente de direção: Marila Velloso
Proponentes dos Núcleos de Pesquisa: Mariana Batista e Camila Chorilli
Preparação corporal: Alessandra Lange
Aulas de Dança Contemporânea: Camila Chorilli e Mariana Batista
Produção: Loana Campos
Assistente de Produção: Fernanda Locatelli

Obras significativas:
Quíron (2002) – Concepção e Direção: Rosemeri Rocha
Poiétikus (2003)- Concepção e Direção: Rosemeri Rocha
O Universo Elegante (2004)- Concepção e Direção: Rosemeri Rocha
Kaibalion (2005)- Concepção e Direção: Rosemeri Rocha -
Paredes são Janelas (2006)- Concepçaõ e Direção: Gládis Tridapalli
Spin (2006)- Concepção e Direção: Rosemeri Rocha
UNO(2008)- Concepção e Direção: Rosemeri Rocha
Não Expor ao sol- Vida e Vídeo Clip (2008)- Concepção e Direção: Luciana Navarro
Ucronico (2008)- Concepção e Direção: Mariana Batista
Caláfrios no Pelo (2008)- Concepção e Direção: Renata Roel
Errantes do Espaço (2008)- Concepção e Direção: Juliana Alves

Equipe Técnica:
Érika Mithiko (iluminadora)
Músicos- Angelo Esmanhotto ( foi músico residente por sete anos, criou as trilhas sonoras de cinco obras), entre outros.
Cenógrafos; Lauro Borges (Quíron e Poiétikus), Solano dos Santos (O Universo Elegante), Kátia Horn (Kaibalion), Daniel Chaves (Spin).



Proposta artística:

1986 a 1996:
Possibilitar aos alunos da Faculdade de Dança a oportunidade de a “performance”de palco, não ficando restritos à sala de aula e aos poucos espetáculos anuais, criando experiência em apresentações em locais variados; Convidar vários coreógrafos com linguagens/vocabulários distintos e diferenciados dentro da área da dança neoclássica, moderna e contemporânea

2000 a 2007:
O foco de atenção está na pesquisa do movimento através do estudo do corpo, a fim de criar novos caminhos para que o criador-intérprete possa descobrir sua própria individualidade. O estudo da anatomia e da fisiologia tem sido fundamental para consciência do corpo, é o ponto de partida para o conhecimento do indivíduo e suas possibilidades de movimento do corpo que dança, com suas diferenças inerentes.

2008 e 2009:
A proposta está focada na criação de núcleos de pesquisa, para que o ambiente criativo possibilite não apenas a formação de artistas criadores-intérpretes como também artistas coreógrafos. Visa compartilhar as pesquisas com alguns espaços que já propõem eventos artísticos, fortalecendo o intercâmbio entre os artistas na cidade. Com a criação dos núcleos, as pesquisas podem ser aprofundadas e multiplicadas, dando mais visibilidade e crescimento para o Grupo, para a dança de Curitiba (PR), como também do Brasil.

O Grupo:

O Grupo de Dança faz parte do Curso Superior de Dança da Faculdade de Artes do Paraná. Foi criado em 1987, a partir da parceria realizada com a Fundação Teatro Guaíra, desvinculado desta instituição em 1994, o Grupo passa a fazer parte da Faculdade de Artes do Paraná (FAP).
Desde 2000, o Grupo está sob a direção da professora e coreógrafa Rosemeri Rocha.
O Grupo da FAP se apresenta em diversos eventos de todo país, recebeu alguns prêmios e é reconhecido pelos críticos por desenvolver uma linguagem em dança contemporânea.
Um referencial do Grupo foi a participação do músico Angelo Esmanhotto, que criou todas as trilhas sonoras das obras, sempre em parceria com outros músicos como: Ary Giordani e Mario Carta, entre outros.
É composto por um público heterogêneo, em média de quinze pessoas, com faixa etária variada e a grande maioria são graduandos e egressos em dança. Participam também alunos dos cursos de Artes Visuais, Musicoterapia, Música e Artes Cênicas, assim como a entrada é a aberta a participação da comunidade artística e em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário